O vulcão Cumbre Vieja, nas Canárias, volta a ganhar força nos últimos dias e continua a expelir grandes quantidades de lava, com prejuízos superiores a 50 milhões de euros.
Há mais de dois meses que a intensidade do Cumbre Vieja se sente na Ilha de La Palma.
Sem mostrar sinais de enfraquecimento, há novos rios de fogo e o vulcão continua a expelir grandes quantidades de lava.
São cada vez mais os edifícios, terrenos e plantações que estão a ser destruídos pelo vulcão.
Na madrugada desta segunda-feira, abriu-se um novo foco emissor, a nordeste do vulcão, com duas novas crateras secundárias a expulsar lava.
Apesar do avanço ser lento, começa a invadir zonas que até agora estavam a salvo.
São cada vez mais as nuvens de fumo que cobrem o céu, e a emissão de dióxido de enxofre, associada à cinza do vulcão, continua elevada.
O fluxo de lava já cobriu mais de 1100 hectares.
Só desde a meia-noite desta terça-feira, registaram-se 47 terramotos em La Palma.
Até agora, a erupção danificou mais de 2.600 edifícios e forçou a evacuação de milhares de casas na ilha.
O Consórcio de Compensação de Seguros já pagou mais de 50 milhões de euros de compensação às pessoas afetadas pela erupção do vulcão.
Saiba mais
-
Vulcão Cumbre Vieja: registados quase 50 sismos em La Palma, entre eles 2 de magnitude 4,8
-
Vulcão nas Canárias volta a ganhar força e cria novo rio de lava
-
Vulcão em La Palma: os números, os prejuízos, o antes e o depois
-
Vulcão Cumbre Vieja: imagens mostram choque térmico da lava ao chegar à água
-
Pedro Sánchez anuncia isenção de impostos em La Palma para ajudar vítimas do vulcão Cumbre Vieja