Mundo

Biden felicita novo chanceler alemão e espera "relações fortes" com Berlim

Washington aposta no novo chanceler para adotar posições mais firmes face à China e à Rússia.

Biden felicita novo chanceler alemão e espera "relações fortes" com Berlim
JONATHAN ERNST

O Presidente dos EUA, Joe Biden, felicitou esta quarta-feira o novo chanceler alemão, Olaf Scholz, afirmando pretender desenvolver "relações fortes" entre Washington e Berlim.

"Felicitações ao novo chanceler da Alemanha Olaf Scholz. Estou impaciente por desenvolver relações fortes entre os nossos dois países e trabalhar estreitamente em conjunto para garantir progressos face aos atuais desafios mundiais", referiu o Presidente dos EUA num 'tweet'.

Nos últimos meses, a administração Biden não se tem poupado a elogios dirigidos à chanceler conservadora Angela Merkel, que hoje abandonou o cargo, e que foi particularmente depreciada pelo ex-Presidente Donald Trump.

Washington aposta agora no novo dirigente social-democrata e na ministra dos Negócios Estrangeiros, a dirigente dos Verdes Annalena Baerbock, para a adoção de posições mais firmes face à China e à Rússia.

O Governo dos EUA já indicou ter discutido com o novo Executivo de coligação alemão, antes mesmo da tomada de posse que hoje decorreu, a possibilidade de utilizar o gasoduto Nord Stream II entre a Rússia e a Alemanha, já concluído, como "moeda de troca" para dissuadir Moscovo de invadir a Ucrânia.

Scholz, um social-democrata de 63 anos, foi eleito por uma confortável maioria dos 736 membros do Bundestag, onde tomou posse e vai liderar um Governo de coligação entre o seu SPD, os Verdes e os liberais do FDP.

Saiba mais