Mundo

À beira dos 8 mil milhões, quais os desafios para a população mundial?

O Dia Mundial da População celebra-se esta segunda-feira.

À beira dos 8 mil milhões, quais os desafios para a população mundial?

O Dia Mundial da População assinala-se a 11 de julho e visa sensibilizar para a importância das políticas da população no desenvolvimento sócio-económico dos países. A data pretende também alertar para questões relacionadas com o crescimento contínuo da população mundial, para o aumento da migração e da urbanização, assim como o impacto deste processo nas alterações climáticas. Em 2011, o mundo atingiu uma população de 7 mil milhões, este ano chegará a 8 mil milhões. Perto de atingir essa marca, os desafios que se colocam às populações são variáveis, dependendo dos países e das regiões do globo.

Para muitas pessoas dos países menos desenvolvidos, os desafios para o desenvolvimento sustentável são agravados pelo rápido crescimento populacional e pela vulnerabilidade face às alterações climáticas. Outros países enfrentam o desafio do envelhecimento da população, bem como a necessidade de promover um envelhecimento ativo e saudável e fornecer proteção social adequada.

Assiste-se a uma extrema diversidade na idade média dos países e nas taxas de fecundidade das populações. Cerca de 60% da população mundial vive em países com fecundidade abaixo de 2,1 filhos por mulher, outros países têm enormes populações de jovens e continuam a crescer a um ritmo acelerado.

De acordo com a ONU, "à medida que o mundo continua a urbanizar-se, estima-se que 68% da população mundial viva em áreas urbanas até 2050, o desenvolvimento sustentável e as alterações climáticas dependerão cada vez mais do boa gestão do crescimento urbano".

"Rumo a um futuro resiliente para todos"

Todos os anos as Nações Unidas apresentam um tema diferente para assinalar o Dia Mundial da População. "Um mundo de 8 mil milhões: Rumo a um futuro resiliente para todos - Aproveitando oportunidades e garantindo direitos e escolhas para todos" é o lema para 2022.

O tema deste ano está centrado na procura de um futuro resiliente de todos os 8 mil milhões de habitantes - número que o Mundo está próximo de alcançar - e aproveitar oportunidades e garantir direitos e escolhas para todos.

De acordo com o Departamento de Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas, apesar de se verificar algum abrandamento no ritmo de crescimento da população global, estima-se que haja um aumento da população mundial entre 20 e 30% maior em 2050 do que em 2020.

Para isso podem contribuir os avanços na saúde que aumentaram a expectativa de vida, reduziram a mortalidade materna e infantil e deram origem ao desenvolvimento de vacinas em tempo recorde, como se verificou com a pandemia de covid-19. Também de modo muito desigual, há que destacar as inovações tecnológicas que podem de certo modo contribuir para o crescimento populacional.

"Ter estimativas precisas das tendências populacionais e previsões confiáveis ​​de mudanças futuras, inclusive para o tamanho das populações e as distribuições por idade, sexo e localização geográfica, é necessário para a formulação e implementação de políticas, é como um guia para ajudar os países a seguir um caminho rumo à sustentabilidade e ao desenvolvimento", sublinha a ONU.

"Foco deve estar nas pessoas, não na população"

Num mundo ideal, 8 mil milhões de pessoas significariam 8 mil milhões de oportunidades para sociedades mais saudáveis e com direitos bem definidos. Contudo, com base no género, etnia, classe, religião, orientação sexual, origem, entre outros fatores, continua ainda a haver muita discriminação, assédio e violência.

"O foco deve estar nas pessoas, não na população. Reduzir as pessoas a números retira-lhes a sua humanidade. Em vez de fazer com que os números funcionem para os sistemas, é preciso fazer com que os sistemas funcionem para os números, promovendo a saúde e o bem-estar das pessoas", alerta o Fundo das Nações Unidas para a População.

"Investir em capital humano e físico para sociedades inclusivas e produtivas que defendem os direitos humanos e reprodutivos", esta é para a ONU a principal estratégia para lidar com "os enormes desafios que nosso planeta enfrenta é a criação de um mundo onde saúde, dignidade e educação sejam direitos e realidades, não privilégios e promessas vazios".

Loading...

A marca dos 5 mil milhões de habitantes e o Dia Mundial da População

A 11 de julho de 1987, atingiram-se os 5 mil milhões de habitantes no Mundo. Ao alcançar essa cifra, as Nações Unidas começaram a perceber a importância de criar uma data dedicada às questões relacionadas com a população.

O Dia Mundial da População foi proclamado através da Resolução 45/216 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 21 de dezembro de 1990.

Os princípios deste dia estão diretamente relacionados com os que constam da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, no que diz respeito à tendência demográfica, ao crescimento da população, ao envelhecimento, à migração e ao urbanismo.

  • Evolução dos números da população mundial - VEJA AQUI