Mundo

Trasladação de José Eduardo dos Santos suspensa, Tchizé dos Santos consegue primeira vitória

Trasladação de José Eduardo dos Santos suspensa, Tchizé dos Santos consegue primeira vitória
ALAIN JOCARD/Getty Imagens
Corpo fica a cargo das autoridades espanholas e não será entregue à ex-mulher, Ana Paula dos Santos.

O tribunal de Barcelona aceitou o recurso interposto pela defesa de Tchizé dos Santos, com o objetivo de impugnar a saída dos restos mortais do ex-Presidente de Angola de Espanha. O juiz decidiu ainda suspender a entrega do corpo de José Eduardo dos Santos à ex-mulher, Ana Paula dos Santos.

A filha do antigo Presidente de Angola tinha ameaçado, na quinta-feira, recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, se a Justiça espanhola não recuasse na decisão sobre a entrega do cadáver à ex-mulher.

"Se a resposta [ao recurso hoje apresentado relativamente à decisão de atribuir a custódia do cadáver do antigo Presidente de Angola à sua ex-mulher] é entregar o corpo e autorizar a trasladação, obviamente que vou fazer queixa no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos porque está aqui um cidadão que quer levar o corpo para Angola e eu e outros cidadãos europeus corremos risco de vida se lá formos", argumentou Tchizé dos Santos.

Na sequência do recurso sobre a decisão do tribunal espanhol atribuir a custódia do corpo à antiga mulher de José Eduardo dos Santos, e autorizar a trasladação para Angola, a filha mais velha do antigo chefe de Estado diz que a decisão não é justa.

Loading...

Na quarta-feira, o tribunal tinha decidido pela atribuição do cadáver à antiga mulher e autorizou a trasladação para Angola, depois de concluir definitivamente que José Eduardo dos Santos morreu de causas naturais.

Últimas Notícias
Mais Vistos