Mundo

Israel prepara plano militar perante novo acordo nuclear entre Irão e EUA

Correspondente SIC

Loading...
O acordo ainda não foi oficializado, mas Israel já reagiu.

A assinatura iminente de um novo acordo nuclear entre o Irão e os Estados Unidos gerou grande preocupação entre os aliados de Washington no Médio Oriente, principalmente em Israel.

Os Estados Unidos dizem que o Irão já não pretende bloquear as inspeções da Agência Internacional da Energia Atómica, o que abre as portas a um novo acordo. Em cima da mesa, está também o levantamento das sanções norte-americanas ao Irão.

Israel olha para este acordo com grande preocupação. O Governo de Telavive não apoia o acordo e tem preparado um plano militar para evitar qualquer ameaça.

Segundo diversas fontes, nos últimos meses, aviões F-35 israelitas penetraram várias vezes no espaço aéreo iraniano sem serem descobertos pelos radares de Teerão. Nos últimos anos, a Força Aérea israelita tem atacado regularmente grupos pró-iranianos na Síria que transportam mísseis e outros arsenais para o Hezbollah no Líbano.

A pouco mais de dois meses para as eleições israelitas, a ameaça iraniana é uma das poucas questões nas quais não existe polémica entre a esquerda e a direita. O relato é do correspondente da SIC, Henrique Cymerman.

Últimas Notícias
Mais Vistos