Mundo

Morreu Mikhail Gorbachev, o último líder da União Soviética

Mikhail Gorbatchov numa visita a Ottawa, Canadá, em 1990
Mikhail Gorbatchov numa visita a Ottawa, Canadá, em 1990
Wojtek Laski
Apesar do feito de pôr fim à Guerra Fria sem derramar sangue, não conseguiu evitar o colapso da União Soviética.

Morreu Mikhail Gorbachev, o último líder da União Soviética, aos 91 anos, avançam as agências de notícias russas. O antigo Presidente da URSS estava internado devido a doença prolongada.

Em 2021, por ocasião do seu 90.º aniversário, Gorbachev afirmou que a grande causa da sua vida foi a "perestroika", o processo de mudanças que impulsionou em 1985 enquanto líder do Partido Comunista da União Soviética.

“O mais importante que conquistámos internamente foi que o povo conquistou a liberdade, acabámos com o sistema totalitário (...). E no cenário internacional, o mais importante foi o fim da Guerra Fria e a redução drástica das armas nucleares”.

Gorbachev, o último Presidente soviético, forjou acordos com os Estados Unidos e com potências ocidentais para remover a Cortina de Ferro que dividia a Europa desde a II Guerra Mundial, colocando um ponto final à Guerra Fria.

Apesar do feito de pôr fim à Guerra Fria sem derramar sangue, não conseguiu evitar o colapso da União Soviética. Isto porque quando se tornou secretário-geral do Partido Comunista Soviético, em 1985, aos 54 anos, propôs reformar o sistema, ao introduzir liberdades políticas e económicas que acabaram por lhe fugir de controlo.

A “glasnost”, política que implementou juntamente com a “perestroika”, levou à libertação de presos políticos e à instauração da liberdade de expressão individual e dos meios de comunicação. Medidas que se revelaram prejudiciais para próprio Governo que as impôs, que foi alvo de críticas exacerbadas e acabou por cair.

Mikhail Gorbachev nasceu a 2 de março de 1931, em Privolnoye, na Rússia, no seio de uma família de imigrantes russo-ucranianos. Formou-se em Direito em 1955, pela Universidade de Moscovo, e em Economia em 1967.

Últimas Notícias
Mais Vistos