Dois inspetores da Agência Internacional de Energia Atómica deverão ficar permanentemente na central nuclear de Zaporíjia, na Ucrânia.
O anúncio foi feito esta segunda-feira pela empresa estatal ucraniana Energoatom, que adiantou ainda que os outros quatro representantes da agência já saíram do território da central.
A central nuclear ucraniana, que está sob controlo das forças russas desde março, continua a ser operada por engenheiros da Energoatom e a fornecer a rede elétrica da Ucrânia.
"Hoje... quatro dos seis representantes da equipa de inspeção da AIEA completaram o seu trabalho na central nuclear de Zaporíjia e deixaram o território", escreveu a empresa pública ucraniana, num comunicado divulgado na rede social Telegram.
"É expetável que dois dos especialistas continuem a trabalhar [na central] de forma permanente."
Também do lado russo foi confirmada este anúncio. Numa entrevista esta segunda-feira, o oficial russo Cladimir Rogov disse que dois peritos ficariam, mas não adiantou quanto tempo.
"Os integrantes da missão da AIEA deixaram a central nuclear, deixando duas pessoas na qualidade de observadores", afirmou.