Mundo

Dois peritos internacionais vão ficar na central nuclear de Zaporíjia

Dois peritos internacionais vão ficar na central nuclear de Zaporíjia
ALEXANDER ERMOCHENKO

Informação confirmada pela Ucrânia e Rússia.

Dois inspetores da Agência Internacional de Energia Atómica deverão ficar permanentemente na central nuclear de Zaporíjia, na Ucrânia.

O anúncio foi feito esta segunda-feira pela empresa estatal ucraniana Energoatom, que adiantou ainda que os outros quatro representantes da agência já saíram do território da central.

A central nuclear ucraniana, que está sob controlo das forças russas desde março, continua a ser operada por engenheiros da Energoatom e a fornecer a rede elétrica da Ucrânia.

"Hoje... quatro dos seis representantes da equipa de inspeção da AIEA completaram o seu trabalho na central nuclear de Zaporíjia e deixaram o território", escreveu a empresa pública ucraniana, num comunicado divulgado na rede social Telegram.

"É expetável que dois dos especialistas continuem a trabalhar [na central] de forma permanente."

Também do lado russo foi confirmada este anúncio. Numa entrevista esta segunda-feira, o oficial russo Cladimir Rogov disse que dois peritos ficariam, mas não adiantou quanto tempo.

"Os integrantes da missão da AIEA deixaram a central nuclear, deixando duas pessoas na qualidade de observadores", afirmou.

Últimas Notícias
Mais Vistos