Mundo

Ian chega à Florida: é um dos furacões mais poderosos já registados nos EUA

Furacão Ian atinge a costa da Florida, nos Estados Unidos
Furacão Ian atinge a costa da Florida, nos Estados Unidos
Sean Rayford

Furacão já começou a fazer estragos no estado da Florida, nos Estados Unidos. Algumas pessoas estão presas em casa, informam as autoridades.

O furacão Ian atingiu esta quinta-feira a costa no sudoeste da Florida como um dos furacões mais poderosos já registados nos Estados Unidos. Pouco depois da 00:30, hora de Portugal, o furacão baixou para a categoria 3.

Atualmente está classificado com categoria 3 na escala Saffir-Simpson. Os meteorologistas prevêem que vá perdendo força à medida que avança pelo território em direção ao Colorado. Nas últimas horas, o furacão esteve na categoria 4, no limite de subir à 5, a mais elevada da escala.

Mais de 7.000 guardas nacionais foram colocados em alerta, dos quais perto de 2.000 foram recrutados em estados vizinhos.

Cerca de 2,5 milhões de pessoas foram aconselhadas a deixarem as suas habitações à medida que o furacão se aproximava, mas nem todas seguiram as recomendações. Apenas uma hora depois de ter chegado à costa, as autoridades locais informaram que já estavam a receber notificações de “um número significativo” de pessoas presas em casa.

Nas primeiras imagens captadas na Florida, é possível ver o impacto das chuvas torrenciais e dos ventos fortes nas ruas do estado norte-americano.

Loading...

O estado da Florida é o mais afetado por furacões. Entre 1851 e 2020, a península foi atingida por 120 furacões, dos quais 37 de categoria 3 ou superior. O Ian é o primeiro furacão significativo a atingir a península desde 2018, quando Michael (categoria 5) fez estragos. Desde 2000, foram registados mais dois com categoria 4: Charley em 2004 e Irma em 2017.

Loading...

Este artigo foi atualizado pela última vez às 00:57

Últimas Notícias
Mais Vistos