A sonda “Dart”, da NASA, cumpriu a sua missão com sucesso e, ao colidir com o asteroide Dimorphos, desviou-o da sua rota original. Esta foi a primeira missão de defesa planetária da Terra, uma parceria entre a NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA).
A colisão ocorreu a 26 de setembro, mas só agora a NASA revelou que a sua sonda “kamikaze” conseguiu mesmo alterar a rota do asteroide cujo diâmetro é metade da altura da Torre Eiffel.
Antes do impacto, este asteroide demorava 11 horas e 55 minutos para completar a sua órbita. A previsão era que o impacto da sonda fizesse uma alteração de cerca de 10 minutos na trajetória, mas a NASA confirma que a órbita do asteroide foi alterada em cerca de 32 minutos.
“Esta missão confirma que a NASA está pronta para enfrentar o que quer que o universo nos envie”, informou o administrador Bill Nelson.
Esta é a primeira missão de defesa planetária da Terra, uma parceria entre a NASA e a ESA.
Em outubro de 2024, a Agência Espacial Europeia (ESA) deverá lançar a missão espacial Hera, que vai fazer o estudo detalhado sobre o pós-impacto da sonda norte-americana “Dart” no Dimorphos.
