Os utilizadores do Instagram reportaram vários problemas com a rede social esta segunda-feira. De acordo com o site Downdetector, que reúne relatos de problemas nas plataformas digitais, o Instagram já contava com mais de 7.200 reclamações por volta das 14:00.
Milhares de pessoas em todo o mundo receberam a mensagem de que a conta do Instagram estava suspensa, sem nenhuma razão aparente.
Os utilizadores da aplicação cujas contas foram bloqueadas têm recorrido ao Twitter para reportarem os problemas e as dificuldades que têm em aceder à rede social.
Para além disso, há relatos de que várias contas perderam um grande número de seguidores num curto espaço de tempo.
A empresa reagiu aos problemas que os utilizadores têm verificado e adianta estar a tentar resolvê-los, lamentando o sucedido.
PROBLEMAS COM CONTAS DO INSTAGRAM: BUG OU PHISHING?
O editor de Novas Tecnologias da SIC, Lourenço Medeiros, coloca a hipótese de se tratar de um caso de phishing, que consiste em "roubar" dados confidenciais.
"A grande escala seria gravíssimo" porque está este problema está a afetar milhares de utilizadores em todo o mundo, considera Lourenço Medeiros.
Ao suspender uma conta do Instagram, que é um procedimento normal quando se passa algo de grave na conta da pessoa, a empresa dá a oportunidade do utilizador discordar dessa decisão.
Essa hipótese traduz-se num link que procura os dados da pessoa que está a tentar aceder. Ora, ao carregar nesse link poderá estar a comprometer os seus dados.
O Instagram está, assim, a aconselhar os utilizadores a aguardarem para que a empresa resolva os problemas.
Apesar da empresa Meta não se ter pronunciado sobre a origem destes problemas, pode tratar-se de um bug.
Mais de 11.000 utilizadores do Instagram, Facebook e Messenger relataram problemas em aceder às redes, enviar mensagens e fazer login nas suas contas, na semana passada. Pelo que, a Meta, terá resolvido estes problemas na sexta-feira.