Uma forte explosão no centro de Istambul abalou uma das principais avenidas da capital turca. Segundo o governador de Istambul, Ali Yerlikaya, há registo pelo menos seis vítimas mortais e 81 feridos.
O vice-presidente turco disse que uma mulher estará na origem do ataque, que admite ter sido com recurso a bomba.
"Nós consideramos que se trata de um atentado terrorista devido à explosão de uma bomba detonada por um agressor que será uma mulher, de acordo com as primeiras informações", disse Oktay à imprensa, segundo a agência France-Presse (AFP).
A explosão ocorreu às 16:20 (hora local, 13:20 em Lisboa) e a polícia, bombeiros e ambulâncias já estão no local. Por precaução, todas as lojas da avenida foram encerradas e a circulação interditada.
A Avenida Istiklal é uma das mais movimentadas de Istambul e é muito frequentada tanto por turistas como residentes.
De acordo com imagens difundidas pelas redes sociais, o momento da explosão ouve-se ao longe, acompanhado de chamas e desencadeando imediatamente um movimento de pânico.
Uma grande cratera negra também é visível nestas imagens, assim como vários corpos no solo nas proximidades.
A rua Istiklal já foi atingida no passado por um ataque reivindicado pelo grupo Estado Islâmico, que matou quase 500 pessoas e feriu mais de 2.000, durante uma campanha de investidas que atingiu Istambul em 2015-2016.
Artigo atualizado às 20:29 horas