Mundo

"Precisamos de uma nova abordagem": a proposta que Guterres vai levar ao G20 para combater as alterações climáticas

"Precisamos de uma nova abordagem": a proposta que Guterres vai levar ao G20 para combater as alterações climáticas
Achmad Ibrahim

O secretário-geral da ONU defende a criação de um “pacto histórico” entre as economias mais desenvolvidas e as emergentes.

António Guterres apresentou os principais temas a abordar no encontro do G20 em Bali, na Indonésia. O secretário-geral da ONU apelou às economias mais desenvolvidas do mundo a mudarem o rumo da crise climática através do Pacto de Solidariedade Climática.

“Precisamos de uma nova abordagem. Assim, proponho um pacto histórico entre economias desenvolvidas e emergentes, um pacto de solidariedade climática que conjugue as capacidades e os recursos das economias desenvolvidas e emergentes para benefício de todas”, disse o secretário-geral da ONU. E prosseguiu: “Os países do G20 são responsáveis por 80% das emissões globais, os líderes do G20 podem restaurar ou quebrar o pacto de solidariedade climática”.

Loading...

O secretário-geral da ONU apelou a que se façam “esforços extra, esta década, para manter vivo o limite de 1,5ºC”, sugerindo que “os países mais ricos e as instituições financeiras internacionais forneciam assistência financeira e técnica para ajudar as economias emergentes e acelerar a sua transição para as energias renováveis”.

“Apelo às economias do G20 que adotem um pacote de estímulos SDG [Objetivos de Desenvolvimento de Sustentabilidade] que forneça aos Governos do Sul Global investimentos e liquidez e ofereça alívio e restruturação da dívida.”

Últimas Notícias