Uma das primeiras pessoas a entrar no Capitólio dos EUA, a 6 de janeiro de 2021, foi condenada a três anos e dois meses de prisão. Joshua Hughes, do estado norte-americano de Montana, também foi condenado a pagar 2.000 dólares (cerca de 1.900 euros).
O juiz considerou a invasão do Capitólio "uma desgraça nacional", referiu o advogado de Hughes.
"Ele [o juiz] quis enviar uma mensagem de dissuasão geral ao povo de que, quem interferir na transferência pacífica de poder, o faz por sua conta e risco", acrescentou.
Joshua Hughes e o seu irmão, Jerod Hughes, de 37 anos, declararam-se culpados em agosto de obstrução a um processo oficial.
Os irmãos entraram no edifício através de uma janela partida. Para além disso, Jerod Hughes ajudou a abrir uma porta para permitir que outros manifestantes entrassem no Capitólio, enquanto o Congresso certificava o triunfo de Joe Biden.
Joshua e Jerod estavam na frente de um grupo que perseguiu um polícia do Capitólio que tentou conduzir a multidão para longe do plenário do Senado. Mais tarde, os irmãos chegaram à câmara alta do Congresso norte-americano.
Jerod Hughes deve conhecer a sua sentença a 6 de janeiro de 2023, data que marca os dois anos da invasão.
Mais de 880 participantes deste ataque foram detidos e centenas condenados em graus variados.
Donald Trump é alvo de um inquérito parlamentar para determinar a sua responsabilidade na invasão.