Um navio de carga encalhou esta segunda-feira no canal do Suez, disse a Leth Agencies, uma empresa que presta serviços no canal que atravessa o Egito, uma das rotas marítimas mais movimentadas do comércio mundial.
A Leth Agencies disse que a embarcação MV Glory encalhou perto da cidade de Qantara, no lado oeste do canal do Suez, na província de Ismailia, no noroeste do Egito.
Entretanto, o navio voltou a seguir caminho.
A Autoridade de Gestão do Canal do Suez ainda não comentou o incidente.
Segundo o Centro de Coordenação Conjunto, sediado em Istambul, responsável pela supervisão das exportações de cereais ucranianos, o MV Glory transporta mais de 65 mil toneladas de milho da Ucrânia com destino à China.
Dados de satélite analisados pela agência de notícias Associated Press mostravam a localização do MV Glory numa secção de pista única do canal do Suez, a sul de Port Said, no mar Mediterrâneo.
Ainda não são conhecidas as causas do incidente. Partes do Egito, incluindo as províncias do norte, foram afetadas pelo mau tempo no domingo.
Ever Given encalhou em 2021
Em março de 2021, o Ever Given, um navio porta-contentores de quase 200 mil toneladas, encalhou na margem leste do canal durante uma tempestade de areia.
O navio bloqueou durante seis dias a principal rota de tráfego entre a Europa e a Ásia, onde passa cerca de 10% do comércio marítimo mundial.
A operação de resgate custou a vida de um agente da Autoridade de Gestão do Canal do Suez.
Em maio, o Presidente egípcio, Abdel Fattah el-Sisi, aprovou um plano para ampliar e aprofundar ainda mais a parte sul do canal em que o navio ficou preso.
De acordo com a operadora, o Egito perdeu até 15 milhões de dólares (14 milhões de euros) por dia devido ao bloqueio, enquanto as seguradoras estimaram em milhares de milhões de dólares as perdas diárias para o comércio marítimo mundial.
Em julho, o canal do Suez anunciou um lucro recorde de sete mil milhões de dólares (6,6 mil milhões de euros) no ano fiscal de 2021-2022, depois de aumentar repetidamente as taxas de trânsito de navios.