Mundo

Chefe da diplomacia dos EUA visita Médio Oriente na próxima semana

Antony Blinken, chefe da diplomacia dos EUA, vai visitar vários países do Médio Oriente, numa altura em que aumentam as tensões entre israelitas e palestinianos.

Chefe da diplomacia dos EUA visita Médio Oriente na próxima semana
ATHIT PERAWONGMETHA

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, iniciará no domingo um périplo por países do Médio Oriente com paragens em Israel e Cisjordânia, quando aumentam as tensões entre israelitas e palestinianos.

A viagem terá início no Cairo, onde o chefe da diplomacia norte-americana se encontrará com altos dirigentes políticos, incluindo o Presidente egípcio, Abdelfatá al Sisi.

Na segunda-feira, terá início uma nova etapa, com destino a Jerusalém e Ramallah, para encontros com líderes locais, como o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas.

A relação entre as duas partes será o núcleo central de alguns contactos nos quais, além da solução dos dois Estados, se discutirá a necessidade de "reformas políticas" no caso dos palestinianos ou a "ameaça" que representa o Irão para os israelitas.

De acordo com uma nota do Departamento de Estado norte-americano, Blinken "sublinhará a necessidade urgente de as partes tomarem medidas para diminuir as tensões" na região, com o objetivo de "acabar com um ciclo de violência que já custou muitas vidas inocentes".

Esta quinta-feira, nove palestinianos foram mortos em confrontos com o Exército israelita durante uma missão num campo de refugiados na cidade de Jenin, na Cisjordânia.

Loading...