Dois astronautas norte-americanos, um cosmonauta russo e um astronauta dos Emirados Árabes Unidos chegaram esta madrugada à Estação Espacial Internacional (ISS), para uma missão de seis meses, depois de superado um problema com a acoplagem.
Após uma viagem de pouco mais de 24 horas, a cápsula da empresa privada SpaceX, que transportou os astronautas, teve que esperar a 20 metros do laboratório orbital por causa de um problema num sensor de gancho de acoplagem com defeito na cápsula Dragon.
"As equipas da NASA e da SpaceX verificaram que todos os ganchos de encaixe estavam na configuração adequada e a SpaceX desenvolveu uma substituição de software para o sensor defeituoso que permitiu que o processo de encaixe continuasse com sucesso", revela a NASA em comunicado.
Depois de acoplar às 6h40 GMT, os quatro astronautas entraram dentro da ISS duas horas depois
Na segunda-feira, a descolagem foi cancelada à última hora devido a um problema técnico. A NASA explicou na quarta-feira que o problema dizia respeito ao encaminhamento de um líquido usado para a ignição dos motores, causado por um "filtro entupido".
Cooperação Rússia-EUA (só) fora da Terra
A Crew-6 é constituída pelos astronautas da NASA Stephen Bowen e Warren Hoburg, o astronauta dos Emirados Sultan al-Neyadi e o cosmonauta russo Andrei Fediaev.
Sultan al-Neyadi, de 41 anos, será o quarto astronauta de um país árabe na história, o segundo dos Emirados, mas o primeiro do seu país a passar seis meses no espaço.
Apesar de as tensões entre Washington e Moscovo estarem no auge um ano após a ofensiva russa na Ucrânia, os dois países mantiveram um programa de intercâmbio que permite que os russos viajem com a SpaceX e os americanos viajem a bordo de foguetões russos Soyuz. A Estação Espacial é um dos raros campos de cooperação entre os dois países.
11 pessoas na Estação Espacial
Esta tripulação vai substituir os quatro membros da Crew-5 (dois americanos, um russo e um japonês), que chegaram em outubro de 2022 e que regressam à Terra a bordo da sua própria nave SpaceX.
Há mais três passageiros a bordo da ISS: dois russos e um americano que chegaram a bordo de uma nave Soyuz. Durante alguns dias a bordo da Estação estarão 11 pessoas.
A NASA paga os serviços da SpaceX para enviar os seus astronautas aproximadamente a cada seis meses até ao laboratório orbital, onde se realizam experiências científicas e garantem a manutenção da estação, habitada permanentemente há mais de 22 anos.