Na Califórnia, ao temporal que está a atravessar a região, com chuvas torrenciais e vento forte, junta-se a neve que tem caído nas últimas semanas que está a provocar inundações. Milhares de pessoas tiveram de ser retiradas de casa.
Os serviços de proteção civil norte-americanos já tinham avisado que, assim que a neve começasse a derreter, a Califórnia ia sofrer com cheias e deslizamentos de terras.
Depois de semanas de frio intenso e de várias localidades isoladas por neve acumulada em quantidades recorde, agora chegam as inundações e já milhares de pessoas tiveram de abandonar as casas.
Há alertas para diversas regiões porque, além do gelo a derreter, a Califórnia está a ser atravessada por uma tempestade, que os meteorologistas chamam de rio atmosférico, com ventos fortes e chuvas torrenciais.
Há relatos de pelo menos duas vítimas mortais e milhões de casas sem eletricidade.
Centenas de voluntários e funcionários públicos estão a distribuir sacos de areia, para travar as inundações, em várias zonas de São Francisco.
A Guarda Nacional norte americana, está a usar aviões e helicópteros para atirar fardos de palha sobre os campos, onde o gado ficou bloqueado por causa do temporal.
O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, decretou o estado de emergência na Califórnia, o que permite que as autoridades regionais recorram a fundos federais, para pagar os estragos, e ao apoio de várias agências que podem ajudar nas operações de limpeza e resgate.