Mundo

Alex Roca é o primeiro atleta com 76% de incapacidade a terminar uma maratona

Aos 31 anos, Alex Roca Campillo tornou-se na primeira pessoa do mundo com 76% de incapacidade a completar uma maratona. Foram as seis horas mais importantes da vida de Alex ao completar os 42,195 quilómetros da Zurich Maratón de Barcelona.

Alex Roca é o primeiro atleta com 76% de incapacidade a terminar uma maratona
Reprodução/ Instagram Alex Roca

A história deste espanhol é uma prova para todos aqueles que não acreditam que conseguem vencer. Passo a passo e apenas com metade do corpo funcional, Alex Campillo tornou-se o primeiro atleta com uma incapacidade superior a 75% a terminar uma maratona.

Para além da sua força de vontade, o feito também aconteceu graças ao apoio de uma equipa de especialistas que incluía uma psicóloga e um nutricionista, que o acompanharam numa dieta especial para conseguir terminar a maratona, e ainda Valentí San Juan, um criador de conteúdos na plataforma YouTube e ciclista famoso em Espanha.

"Cada pessoa que tem um objetivo, com sacrifício, atitude e trabalho de equipa, pode alcançá-lo", disse Alex Campillo no final da corrida.

"Decidi correr a Maratona de Barcelona para que as pessoas que têm medo ou não se veem capazes de alcançar este objetivo possam ver-me cruzar a meta de uma maratona e dizer a si próprias: eu também o posso fazer", contou.

Aos seis meses de idade, a vida Alex Campillo deu uma volta de 180 graus quando uma encefalite viral herpética (herpes cerebral) provocou uma paralisia cerebral, que afetou a sua mobilidade e a postura, limitando, assim, a sua atividade.

A paralisia cerebral deixou-o com 76% de incapacidade física, afetando a fala e todo o seu lado esquerdo do corpo. Nesse momento, os médicos deram duas hipóteses: ou morreria muito cedo, ou então ficaria em estado vegetativo para sempre. No entanto, Alex Campillo continua a lutar pelos seus sonhos e agora, aos 31 anos, chega à meta de uma maratona.