Mundo

Tiroteio nos EUA: divulgado vídeo captado por bodycams da polícia de Nashville

As imagens captadas pelas câmaras de dois agentes, durante a operação policial na escola de Nashville, podem ferir a suscetibilidade das pessoas mais sensíveis.

Loading...

A polícia de Nashville divulgou o vídeo captado pelas bodycams de dois agentes que estiveram na escola onde ocorreu um tiroteio, esta segunda-feira. Uma atiradora entrou no colégio The Covenant School e matou seis pessoas, três alunos de 9 anos, assim como o diretor do estabelecimento de ensino, um auxiliar e um professor substituto.

As imagens captadas pelas câmaras dos agentes Rex Engelbert e Michael Collazo foram divulgadas esta terça-feira. O vídeo mostra os dois polícias fortemente armados a percorrer os corredores do estabelecimento de ensino, ao mesmo tempo que se ouvem sucessivos disparos.

No vídeo de quase 6 minutos divulgado pelas autoridades, não é possível ver alunos ou funcionários, mas avista-se o que se presume ser a atiradora no chão, depois de ser atingida pela polícia.

Natural de Nashville, a mulher de 28 anos morreu no confronto com os agentes dentro da The Covenant School, uma escola cristã particular que a atiradora frequentou.

As motivações do ataque continuam sob investigação. As autoridades encontraram na casa da atiradora, identificada como Audrey Elizabeth Hale, um manifesto que indica que outros locais seriam possíveis alvos. O documento "mostra que ia haver um tiroteio em massa em vários locais, e a escola era um deles", afirmou o chefe da polícia de Nashville, John Drake.

John Drake informou também que Audrey Hale terá premeditado o ataque, de acordo com mapas da escola, onde estavam detalhadas as entradas do edifício e a localização das câmaras de segurança.

A atiradora não tinha registo criminal e entrou na escola com duas armas semiautomáticas e pelo menos uma pistola. Audrey Hale comprou legalmente nos últimos anos sete armas de fogo e escondeu dos pais as armas antes do ataque, revelou esta terça-feira a polícia local.

A polícia local revelou ainda que a suspeita não tinha como alvo vítimas específicas. Segundo a mesma fonte, Hale estava sob os cuidados de um médico por causa de um distúrbio emocional não revelado.

128.º tiroteio em massa nos EUA desde o início do ano

O tiroteio mortal em Nasville ocorre num momento em que as comunidades em todo o país recuperam de uma onda de violência escolar, que inclui o massacre numa escola primária em Uvalde, no Texas, no ano passado, e um tiroteio na semana passada em Denver, que feriu dois administradores.

Desde o início do ano, este é já o 128.º tiroteio em massa nos Estados Unidos, segundo dados do Gun Violence Archive, que define um tiroteio em massa quando pelo menos quatro pessoas são baleadas, excluindo o atirador.