O próximo Presidente da Turquia vai ser eleito apenas à segunda volta. Recep Tayyip Erdogan não conseguiu a maioria absoluta para ser conduzido no cargo.
Com 98% das mesas apuradas, o atual chefe de Estado obteve 49,3% dos votos, enquanto o principal adversário, Kemal Kiliçdaroglu, conseguiu mais de 45%.
Erdogan, que está há 20 anos no poder na Turquia, tendo maioria absoluta desde 2014, acredita que os turcos vão escolher a estabilidade.

Kiliçdaroglu diz que o mundo vai assistir a uma mudança na Turquia
O candidato da oposição na Turquia, o social-democrata Kemal Kiliçdaroglu, prometeu derrotar o atual Presidente, Recep Tayyip Erdogan "na segunda volta" das eleições realizadas no domingo.
"Se a nossa nação pedir uma segunda volta, aceitaremos com prazer. E com certeza venceremos essa segunda volta", disse Kiliçdaroglu de madrugada, na capital Ancara, rodeado por representantes da coligação inédita de seis partidos da oposição que o apoiam.
"A necessidade de mudança na sociedade é superior a 50%; temos absolutamente de vencer e instalar a democracia neste país", disse Kiliçdaroglu.
Kiliçdaroglu denunciou durante a noite eleitoral que o partido de Erdogan, o AKP (Partido da Justiça e Desenvolvimento), "está continuamente a impugnar as atas da votação e a bloquear o sistema" de apuramento dos resultados nas regiões onde a oposição é mais forte.
Correspondente da SIC na Turquia prevê vitória de Erdogan
José Pedro Tavares disse que as eleições na Turquia são livres e democráticas. O correspondente da SIC prevê que Erdogan vença as eleições no final do mês.
