O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, garantiu este domingo que vai cumprir todas as promessas que fez durante a campanha eleitoral.
Erdogan, há 20 anos no poder, foi reeleito este domingo, após a segunda volta das eleições presidenciais na Turquia. Os resultados oficiais deverão ser anunciados no início desta semana.
No discurso da vitória, o líder turco afirmou que a inflação é o "problema mais urgente" a resolver no país. Ainda assim, garantiu que vai cair por consequência da redução das taxas de juro de 19% para 8,5%, há dois anos.
"Resolver os problemas causados pela subida de preços como resultado da inflação e compensar as perdas de bem-estar é a questão mais importante do processo que se segue", disse o Presidente reeleito. "Para nós, não é difícil encontrar uma solução para estas questões."
No discurso em Ancara, afirmou ainda não sentir raiva, nem ressentimentos por ninguém, e defendeu que está na altura de "colocar de lado todos os debates e conflitos sobre as eleições" e do povo turco se unir "em tornos dos objetivos e sonhos nacionais".
Recep Tayyip Erdogan, há 20 anos no poder, foi reeleito este domingo, após a segunda volta das eleições presidenciais, confirmou o Comité Eleitoral turco.
"Com base nos resultados provisórios, verificou-se que o senhor Recep Tayyip Erdogan foi reeleito Presidente da República", disse o presidente da Alta Comissão Eleitoral da Turquia, Ahmet Yener, citado pela agência estatal Anadolu.
Os resultados oficiais finais devem ser anunciados no início desta semana. As assembleias de voto encerraram às 17:00 locais, menos duas horas em Lisboa.