O Presidente francês, Emmanuel Macron, vai reunir-se este domingo com a primeira-ministra francesa, o ministro do Interior e o ministro da Justiça no palácio do Eliseu para fazer um balanço dos protestos. Após cinco dias de violentos confrontos, o Executivo garante que a República vai vencer.
Este domingo, o ministro do Interior francês já esteve no terreno reunido com as forças de segurança para fazer um ponto de situação. Gerald Darmanin aproveitou o momento para agradecer a eficácia e a rapidez dos milhares de operacionais que têm feito os possíveis para repor a normalidade nas ruas.
Apesar da noite ter sito mais calma, continuam a somar-se estragos nos protestos que começaram após o jovem de 17 anos ter sido morto pela polícia. Na noite de sábado para domingo, pelo menos, 718 pessoas foram detidas e 45 polícias ficaram feridos no quinto dia consecutivo de distúrbios em França.
Entre os incidentes registados na noite de sábado para hoje, reportou a agência noticiosa France-Presse (AFP), está um ataque à residência de um presidente de câmara de uma pequena cidade da região parisiense perpetrado por "desordeiros", que provocou ferimentos na mulher e num dos dois filhos menores.