Mundo

Confrontos em França: bombeiro morre durante combate a fogo que destruía automóveis

A informação é avançada pelo ministro do Interior francês. Na sexta noite de confrontos foram detidos, pelo menos, 78 pessoas. Emmanuel Macron vai reunir-se com os presidentes do Senado e da Assembleia Nacional.

Bombeiro apaga fogo durante os confrontos em Paris.
Bombeiro apaga fogo durante os confrontos em Paris.
JUAN MEDINA

Um bombeiro de 24 anos morreu, na noite deste domingo, quando combatia um fogo que atingia automóveis, em Saint-Denis, Paris, durante os distúrbios que sucedem em vários locais de França, segundo o ministério do Interior.

"Um jovem cabo do corpo de bombeiros de Paris morreu, apesar da resposta muito rápida da equipa" que integrava, declarou o ministro do Interior, Gérald Darmanin, na rede social Twitter, acrescentando que o incidente ocorreu num "parque de estacionamento subterrâneo".

No domingo, o Executivo voltou a mobilizar 45.000 polícias destacados para lidar com os distúrbios que decorrem no país há várias noites consecutivas, após a morte de Nahel Merzouk, ocorrida na passada terça-feira em Nanterre, nos arredores de Paris.

Nahel, de 17 anos, foi morto na terça-feira pela polícia na sequência de uma operação de controlo de trânsito.

O Ministério Público disse que o jovem estava a conduzir na faixa dos autocarros, tendo sido mandado parar pela polícia, mas não obedeceu à ordem. O agente da polícia suspeito da morte do jovem está acusado de homicídio e em prisão preventiva.

Pelo menos 78 detidos em mais uma noite de confrontos em França

A noite deste domingo foi mais calma em França. À sexta noite de violentos protestos, foram detidas pelo menos 78 pessoas, segundo o balanço provisório. Só em Paris foram detidas 20 pessoas

O número de pessoas detido é mais baixo do que nas noites anteriores.

Esta segunda-feira, Emmanuel Macron deverá receber os presidentes do Senado e da Assembleia Nacional. Na noite de domingo, o Presidente francês esteve reunido de emergência com a primeira-ministra, Élisabeth Borne, e sete ministros no Palácio do Eliseu.

O objetivo deste encontro terá sido fazer o ponto de situação da revolta popular que se arrasta há vários dias e mostrar a unidade e firmeza do Governo. Estas reuniões vêm no seguimento do ataque de sábado à casa de um autarca nos arredores de Paris.

Autarquias em protesto contra atentado à casa de um presidente da câmara

As autarquias francesas manifestam-se, esta segunda-feira, contra o atentado à casa de um presidente da câmara, que ocorreu este sábado nos arredores de Paris. Este é considerado o incidente mais grave registado nas seis noites de protestos.

O presidente da Associação dos Autarcas de França convocou para o protesto para o meio-dia. Este decorrerá em frente às câmaras municipais de todo o país.

Na terça-feira, Emmanuel Macron recebe no Eliseu cerca de 200 autarcas dos municípios afetados pelos tumultos dos últimos dias.