Ir de férias e não fazer inveja aos amigos nas redes sociais? Há muita gente que não aguentaria não partilhar as fotografias de uma ilha paradisíaca, mas (in)felizmente - dependendo do caso - há um local na Finlândia que se tornou uma zona livre de telemóveis.
A ilha inabitada Ulko-Tammio pede que, este verão, os turistas desliguem os telemóveis e se desconectem das redes sociais de forma a que possam absorver a natureza da ilha com todos os seus sentidos apurados.
"Incentivamos os visitantes a guardar os seus telefones voluntariamente e a focarem os sentidos na natureza. Esta é uma grande iniciativa que também pode ser implementada noutros destinos naturais e recreativos", disse Joel Heino, gerente de recreação ao ar livre e gerenciamento de visitantes da Parks & Wildlife Finland.
Ninguém proíbe, ninguém retira os telemóveis, a "dieta" tecnológica é voluntária. No entanto, poderá sentir alguma pressão social se a maioria adotar aquilo que é pedido na visita da ilha.
Ulko-Tammio é uma das ilhas no Golfo da Finlândia, localizada no Mar Báltico. As colinas montanhosas, a costa, a fauna e a flora são únicas do local e são para serem apreciados sem distrações e com total desprendimento das tecnologias.