Mundo

Guerra: EUA tencionam manter economia a funcionar para apoiar a Ucrânia

Janet Yellen afirma que é prioritário os norte-americanos manterem-se firmes para que os ucranianos possam ser livres e soberanos sobre o seu próprio país, continuando a apoiar contra a ofensiva russa.

Loading...

A Secretária do Tesouro dos Estados Unidos diz que manter o governo e a economia a funcionar é uma forma de apoio à Ucrânia. Janet Yellen diz ainda que um dos principais objetivos é combater os esforços da Rússia para escapar às sanções.

“Ao ajudar a manter a economia e o governo a funcionar, estamos a dar à Ucrânia o apoio necessário para que possa lutar pela liberdade e soberania. Também continuaremos a impedir o acesso da Rússia a equipamentos e tecnologias militares de que precisa para continuar a guerra contra a Ucrânia", referiu Janet Yelleb.

Para além disso, um das grandes “armas” do Ocidente são as sanções que fazem pressão indireta ao Presidente russo no que diz respeito à ofensiva militar russa na Ucrânia.

"Um de nossos principais objetivos este ano é combater os esforços que a Rússia faz para escapar às nossas sanções. A nossa aliança está a trabalhar nos últimos meses para reprimir esses esforços”, concluiu.

O Presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que a contraofensiva do exército ucraniano, lançada em junho, não foi bem sucedida face à resistência das defesas russas no leste e no sul da Ucrânia.

Da mesma forma, o Presidente russo afirmou que o seu exército tem uma "boa reserva" de bombas de fragmentação, e voltou a ameaçar usá-las na Ucrânia, se Kiev utilizar esse tipo de armamento fornecido pelos Estados Unidos.