Mundo

Eleições em Espanha: Montenegro conta "que o Governo seja liderado por quem venceu"

O líder do PSD considerou "muito invulgar" os festejos de alguns partidos que não venceram as eleições deste domingo em Espanha. Montenegro felicitou ainda Feijóo pela vitória.

Loading...

O líder do PSD, Luis Montenegro, defendeu esta segunda-feira que o PP deve formar Governo em Espanha, uma vez que ganhou as eleições de domingo, criticando o caso "muito invulgar" dos festejos daqueles que as perderam.

"Conto que o Governo seja liderado por quem venceu as eleições porque é isso que é normal em democracia e é isso que é normal também na Península Ibérica", disse o responsável social-democrata aos jornalistas, no Funchal, no âmbito da jornada 'Sentir Portugal' que decorre na Madeira.

Montenegro felicitou o líder do Partido Popular espanhol, Alberto Núñez Feijóo, pela "retumbante vitória" alcançada nas eleições de domingo, conseguindo "um crescimento exponencial em número de mandatos no parlamento espanhol".

Para o presidente do PSD, "parece que há aqui uma situação muito invulgar porque parece que aqueles que perdem as eleições é que festejam e não o contrário".

"Desejo que a vontade expressa do povo espanhol possa conduzir à formação de um Governo e que esse Governo entre em funções e possa dar um ciclo de desenvolvimento a Espanha que se reflita em Portugal", sublinhou.

Escusando-se a fazer análise sobre a situação política em Espanha, Luis Montenegro sustentou que "o povo espanhol falou de uma forma muito clara". "Quis um Governo e um líder desse Governo" e "agora o sistema político espanhol responderá da forma que entender", acrescentou.

"Aquilo que vemos do lado português é que houve uma vitória eleitoral que deve conduzir à formação de um Governo e esse Governo deve conduzir a um ciclo de crescimento e desenvolvimento social e económico que depois possa ser aproveitado do lado de cá da fronteira", argumentou.

Montenegro destacou que "Espanha é o novo principal parceiro comercial e aquilo que de bom acontecer do lado de lá reflete cá [Portugal] e o contrário também".

As eleições de domingo em Espanha tiveram um resultado inconclusivo, uma vez que os dois principais blocos não conseguiram alcançar uma maioria absoluta.