Mundo

Clima: mortes de golfinhos e tucuxis no Brasil colocam espécies em risco

Já foram registadas mais de 100 mortes de golfinhos vermelhos, e também os tucuxis estão sob ameaça de extinção. Os investigadores tentam perceber se a causa é o aumento da temperatura das águas.

Loading...

A seca extrema que atinge a região da Amazónia tem provocado uma série de preocupações que se multiplicam em cadeia. Os golfinhos têm sido afetados pelo aquecimento das águas dos oceanos, como conta a correspondente SIC no Brasil.

Até nos maiores rios da região amazónica, como no Rio Negro e o Solimões, têm baixado o nível médio das águas. A diminuição do caudal das águas, numa região onde o transporte fluvial é essencial, tem deixado várias cidades isoladas.

A quantidade de aves em busca de alimento denuncia um problema grave, que tem afetado o abastecimento de água e a pesca, fundamental para a população ribeirinha.

Os ambientalistas registaram mais de 100 mortes de golfinhos vermelhos e também os tucuxis [espécie de golfinho de água doce] estão sob ameaça de extinção, devido à construção de centrais hidroelétricas e contaminação dos rios.

Em apenas uma semana morreram quase 10 por cento dos 1400 animais catalogados e os investigadores tentam perceber se a causa das mortes é o aumento da temperatura das águas.

De acordo com os meteorologistas, a seca provocada pelo aquecimento do oceano pacífico, consequente do fenómeno El Ninho, é comum nesta época do ano. Mas os cientistas explicam que o processo de aquecimento, sem precedentes, também no Atlântico Norte, como acontece este ano, tem agravado a situação que “tende a ficar cada vez mais dramática, com o ritmo atual do aquecimento do planeta”.