Israel: Governo emite ordem de emergência para armamento de civis
Fatima Shbair

Terminado

Mundo

Israel: Governo emite ordem de emergência para armamento de civis

Um dia depois do ataque do Hamas a Israel, o cenário complica-se. Estão confirmados mais de 1.100 mortos, 700 em Israel e 413 habitantes de Gaza, mas o número deverá continuar a subir. O Conselho de Segurança das Nações Unidas reúne-se de urgência, no dia em que foi ativado oficialmente o estado de guerra. Há pelo menos 100 portugueses sinalizados.

Todo o direto

O liveblog termina aqui

Obrigada por nos ter acompanhado. Voltaremos esta segunda-feira de manhã, com um novo site e uma nova App.

Combates continuam em Gaza, Israel afirma ter detido um comandante do Hamas

O Hamas diz que os combates continuam perto da faixa de Gaza, enquanto os israelitas reivindicam captura de alta patente - um comandante do grupo islâmico palestiniano.

EUA pedem ao Conselho de Segurança da ONU para condenar "fortemente" ataques

Os Estados Unidos da América (EUA) pediram a todos os membros do Conselho de Segurança da ONU, que irá reunir-se de emergência, para condenarem "fortemente" a ofensiva do grupo palestiniano do Hamas contra Israel.

"Esperamos que todos os membros do Conselho condenem veementemente o que aconteceu" em Israel, disse o vice-embaixador dos EUA, Robert Wood, à comunicação social pouco antes do início da reunião à porta fechada do Conselho de Segurança da ONU.

"Esperamos ouvir de outros membros do Conselho uma forte condenação destes hediondos atos terroristas cometidos contra o povo israelita e o seu Governo", acrescentou Wood, observando que não se tratava nesta fase de uma questão de "declaração" do Conselho.

Encontrados 260 corpos no deserto onde decorria um festival

Israel: Governo emite ordem de emergência para armamento de civis
Maya Alleruzzo

Pelo menos 260 corpos foram recuperados pelos serviços de emergência israelitas da área do deserto próxima da Faixa de Gaza onde centenas de jovens assistiam a um festival de música eletrónica quando ocorreu o ataque do Hamas.

Centenas de pais aguardavam desde sábado notícias dos seus filhos desaparecidos neste ataque que suscitou grande comoção em Israel, e hoje muitos deles deslocaram-se ao comissariado de polícia na cidade de Lod, perto do aeroporto Ben Gurion, onde foi instalado o centro de busca pelos desaparecidos.

O festival foi interrompido pela sirene de aviso de ataque com mísseis, e de imediato membros armados do grupo islamista palestiniano Hamas irromperam no local disparando em todas as direções.

Hamas afirma que atacou o aeroporto Ben Gurion

O movimento palestiniano Hamas afirmou hoje que atacou o aeroporto Ben Gurion, o principal do país, em cuja zona central foram acionadas as sirenes que avisam de um ataque aéreo, informaram 'media' israelitas. As sirenes estavam a soar em cidades como Rishon Letizon, Gedera e Rehovot, segundo as mesmas fontes.

Por sua vez, Israel bombardeou na noite de hoje dois importantes bairros da cidade de Gaza onde se encontravam instalações "estratégicas" do Hamas, segundo fontes oficiais.

Embaixador israelita na ONU aponta "crimes de guerra", palestiniano pede fim da violência

o embaixador palestiniano junto da ONU, Riad Mansur, instou Israel a parar com a violência em Gaza e a abordar "as raízes" do conflito que levou a uma nova guerra após os ataques do Hamas contra Israel.

Governo israelita emite "ordem de emergência" para armamento de civis

O prazo para garantir a licença será de apenas uma semana, após o interessado ser submetido a uma entrevista telefónica.

Biden diz que ajuda dos EUA está "a caminho"

Israel: Governo emite ordem de emergência para armamento de civis

Lusa

O Presidente norte-americano, Joe Biden, informou, este domingo, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, que a ajuda militar dos Estados Unidos da América (EUA) "está agora a caminho" e que se espera mais "nos próximos dias", anunciou a Casa Branca.

Joe Biden prometeu a Netanyahu "apoio total ao seu Governo e ao povo israelita após um ataque horrível e sem precedentes dos terroristas do Hamas", acrescentou o executivo dos EUA em comunicado, citado pela agência France-Presse.

Biden enfatizou que todos os países "devem permanecer unidos diante de tais atrocidades brutais".

Pelo menos três norte-americanos morreram em Israel

Israel: Governo emite ordem de emergência para armamento de civis

SIC Notícias

Pelo menos três norte-americanos morreram nos ataques em Israel, avança a CNN Internacional, referindo um comunicado do Pentágono.

Voo da Força Aérea vai repatriar 80 portugueses

A SIC sabe que cerca de 100 portugueses pediram para sair de Israel, dos quais 20 já acabaram por abandonar o país através de aviação comercial.

O avião da Força Aérea, previsto sair de Portugal às 22:30 ainda deste domingo, vai repatriar, à partida, 80 portugueses.