Mundo

Israel: Rei da Jordânia ordena ajuda médica e humanitária à Faixa de Gaza

O envio deste auxílio médico e humanitário para a Faixa de Gaza será efetuado em coordenação com as autoridades egípcias através da passagem de Rafah, que divide Gaza do Egito

Rei Abdullah II da Jordânia
Rei Abdullah II da Jordânia

O rei Abdullah II da Jordânia ordenou esta terça-feira o envio de ajuda médica e humanitária para a Faixa de Gaza, face às exigências israelitas para bloquear fundos internacionais à Palestina.

O envio deste auxílio será efetuado em coordenação com as autoridades egípcias através da passagem de Rafah, que divide Gaza do Egito.

Após os bombardeamentos israelitas terem atingidos as zonas envolventes, a passagem de Rafah foi fechada.

O rei jordano ordenou também "que todas as necessidades dos irmãos palestinianos na Cisjordânia sejam identificadas e atendidas o mais rápido possível", divulgou a comunicação social jordana citando um comunicado.

A decisão do monarca surge num momento em que Israel não só apertou o cerco sobre a Faixa de Gaza, como também pede aos seus aliados que bloqueiem os pacotes de ajuda à Palestina.

Início do ataque

O grupo islâmico Hamas lançou no sábado um ataque surpresa contra o território israelita sob o nome de operação "Tempestade al-Aqsa", com o lançamento de milhares de foguetes e a incursão de milicianos armados por terra, mar e ar.

Em resposta ao ataque surpresa, Israel bombardeou a partir do ar várias instalações do Hamas na Faixa de Gaza, numa operação que batizou como "Espadas de Ferro".

Mais de 900 pessoas foram mortas em Israel desde o início da ofensiva no sábado, segundo as autoridades.

Do lado palestino, 687 pessoas foram mortas na sequência dos bombardeamentos israelitas sobre a Faixa de Gaza, segundo as autoridades locais.

Hoje, Israel anunciou que encontrou cerca de 1.500 corpos de combatentes do Hamas no seu território.