Mundo

Análise

Israel-Hamas: "Trabalho diplomático de bastidores" não resolveu o conflito, mas já "mudou circunstâncias"

Ricardo Alexandre, jornalista da TSF e comentador da SIC, considera que os Estados Unidos deram um "grande recado a Israel", apesar de terem "várias dores de cabeça" além do conflito entre Israel e o Hamas.

Loading...

Ricardo Alexandre, jornalista da TSF e comentador da SIC, considera que o trabalho diplomático já está a "dar frutos" no conflito entre Israel e o Hamas. Na SIC Notícias, refere que os Estados Unidos têm vários focos neste momento, no entanto, salienta o "grande recado" de Joe Biden ao dizer que seria um grande erro Israel voltar a ocupar Gaza.

"A diplomacia não pode resolver o conflito em si, mas pode mudar algumas circunstâncias nesta altura. Aliás, já estará a funcionar", afirma.

Como? O adiamento consecutivo dos ultimatos de Israel são o resultado do "trabalho diplomático nos bastidores".

A abertura de fronteiras com o Egito está a ser preparada, mas ainda não estão reunidas as condições de segurança, indica.

Sobre o apoio dos Estados Unidos (EUA), Ricardo Alexandre salienta que Joe Biden deu um "grande recado" a Israel ao dizer que seria um "grande erro" Israel voltar a ocupar Gaza.

Além disso, é fundamental para os EUA que Israel cumpra o direito humanitário internacional, refere ainda.

Neste momento, aponta o jornalista da TSF, a diplomacia norte-americana tem "várias dores de cabeça", ou seja, "vários focos" com que se preocupar, além do conflito entre Israel e o Hamas.

"A guerra na Ucrânia não acabou e o próprio Blinken admitiu que o Azerbaijão vai invadir a Arménia nos próximos dias".

Por outro lado, tanto o Irão como a China já alertaram que a situação pode "ficar fora do controlo".

"Nesta altura, seja por parceiros mais neutrais, seja por rivais ou inimigos declarados ou por apoiantes, Israel está sob intensa pressão diplomática", afirma Ricardo Alexandre.