Mundo

Análise

Explicador: o que aconteceu nos últimos dois dias no conflito Israel-Palestina?

O Major-general, João Vieira Borges, esteve no Jornal da Noite para explicar os pontos no mapa que mais se destacam neste conflito e o poderio militar de cada uma das forças de combate no terreno.

Loading...

O Major-general, João Vieira Borges, explicou detalhadamente o que aconteceu nos últimos dois dias no conflito entre Israel e o Hamas. Este 13.º dia de conflito foi marcado pelo início da viagem do primeiro-ministro do Reino Unido ao Médio Oriente.

Nestes últimos dois dias, o Major-general, João Vieira Borges, destaca no mapa quatro pontos essenciais para uma melhor compreensão deste conflito.

Em Gaza, houve um ataque a 16 posições militares.

“Isto é demonstrativo da grande capacidade que tem o Hamas e Jiade Islâmica”, afirmou João Vieira Borges.

Já na Cisjordânia, houve protestos na passada quarta-feira e nesta quinta-feira, que levaram à morte de seis palestinianos e 10 feridos.

“Desde dia 7, já foram registadas 64 mortes nesta zona”, acrescentou.

A Norte, na fronteira, na passada quarta-feira registaram-se 20 ataques, mencionou o Major-general, ao destacar também os ataques reivindicados com 30 rockets que aconteceu esta quinta-feira.

“Na fonteira do Líbano, as povoações israelitas tiveram de ser afastadas para um raio de cinco quilómetros, por isso, está a dificultar todas as operações”, afirmou João Vieira Borges.