Mundo

Análise

"Um exército que queira salvar vidas, tem que salvar os reféns”

Um alto dirigente palestiniano do Hamas já veio dizer que o grupo está pronto para enfrentar uma possível ofensiva terrestre israelita em Gaza, após Telavive ter anunciado que estava a expandir as suas operações. Nuno Rogeiro analisou a situação.

Loading...

De Israel, chega o aviso aos civis para fugirem para sul, porque o Exército israelita diz que vai expandir, esta noite, a operação em Gaza. O território está sem internet e sem rede móvel.

“Israel considera que a ofensiva, ao que nós chamamos de ofensiva terrestre, é uma operação contraterrororista com objetivos limitados”, explicou o comentador da SIC.

Para Nuno Rogeiro, a situação, atualmente, é a seguinte:

“Israel começou a usar ontem uma arma para destruir os túneis e, portanto, há uma combinação de operações que envolve forças especiais, veículos terrestres, helicópteros e aviões de Força Aérea”.

O comentador da SIC reforça, também, que há muitas coisas que não se sabe, nomeadamente, como o Hamas comunica entre si. Mas destaca que, independentemente disso, “um exército que queira salvar vidas, tem que salvar os reféns”.