Mundo

"Não podemos tolerar a impunidade": França condena atos anti-semitas

O país está no nível máximo de alerta antiterrorismo, após a polícia ter disparado contra uma mulher por alegadas ameaças num comboio em Paris.

Olivier Veran
Loading...

Vários edifícios em Paris foram esta terça-feira marcados com estrelas de David, um conhecido símbolo judeu. As estrelas foram pintadas durante a última noite em prédios residenciais. O Governo de França condenou esta situação, que diz ser um ato anti-semita.

"Que outra resposta podemos adotar além de sermos firmes com quem faz declarações anti-semistas, coloca estrelas de David nas portas das casas das pessoas, ameaça cidadãos franceses por serem judeus, levando-os por vezes a não saírem de casa e a não deixarem os filhos irem a escola? É claro que a firmeza é a resposta adequada, a firmeza mais extrema e absoluta. Não podemos tolerar a impunidade", disse Olivier Veran, porta-voz do Governo francês.

Esta terça-feira, uma mulher que alegadamente estava a gritar ameaças terroristas foi alvejada pela polícia, numa estação de metro. A mulher, que estava a usar um hijab, está gravemente ferida.

França está no nível máximo de alerta antiterrorismo, após o número de incidentes ter aumentado.

A decisão foi tomada pela primeira-ministra Elisabeth Borne após uma reunião de segurança no Eliseu com o Presidente Emmanuel Macron, noticiou a agência France-Presse (AFP), acrescentando que há receio de contágio devido ao conflito entre Israel e o Hamas.