Mundo

Encontradas mais de 30 mil moedas do século IV em "excecional estado" no mar na Sardenha

Homem estava a fazer mergulho perto de Arzachena quando avistou objetos metálicos. Estavam em "excecional e raro" estado de conservação. Serão, pelo menos 30 mil moedas, mas poderão ser até 50 mil.

Encontradas mais de 30 mil moedas do século IV em "excecional estado" no mar na Sardenha

Pelo menos 30 mil moedas da primeira metade do século IV foram encontradas na costa da Sardenha, Itália. Os especialistas dizem que é uma das mais importantes descobertas dos últimos anos. Nas proximidades, poderão existir destroços de navios.

Estava a fazer mergulho perto de Arzachena quando avistou objetos metálicos a pouca profundidade, relativamente perto da costa. O homem alertou as autoridades, que no dia seguinte enviaram mergulhadores profissionais, diz a agência de notícias Associated Press.

Lá estavam elas, entre vegetação marinha típica do Mediterrâneo. Feitas de bronze, com uma fina camada externa de prata, são datadas da primeira metade do século IV.

Para já, não se sabe ao certo quantas moedas foram recuperadas, mas o peso total do achado aponta para, pelo menos, 30 mil. Poderão chegar às 50 mil, informa o Ministério da Cultura.

As moedas estão em "excecional e raro" estado de conservação, acrescenta o Ministério. Apenas quatro estão danificadas, mas ainda assim as inscrições estão legíveis.

uma das mais importantes descobertas de moedas" dos últimos anos, disse Luigi La Rocca, diretor geral do departamento de arqueologia da Sardenha, acrescentando que é uma prova da "riqueza e importância" do património arqueológico no fundo do mar.

As moedas são datadas entre 324 e 340 d.C., com registo de Constantino, o Grande, e de outros membros da família imperial, incluindo os Césares, refere o Ministério da Cultura.

Poderão existir destroços de navios nas proximidades.

O restauro e conservação do “tesouro” vão contribuir para os especialistas aprofundarem informações sobre o achado.