Mundo

Israel: Von der Leyen e Borrell visitam Médio Oriente nos próximos dias

A viagem de Josep Borrell terá a duração de quatro dias, com visitas agendadas a Israel, onde começa já na quinta-feira, e à Cisjordânia, Bahrein, Arábia Saudita, Qatar e Jordânia. Ursula von der Leyen anunciou uma deslocação, no próximo sábado, ao Egito, onde vai avistar-se com o Presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, e visitar a Península do Sinai para assistir à chegada de ajuda humanitária destinada à Faixa de Gaza.

Israel: Von der Leyen e Borrell visitam Médio Oriente nos próximos dias
Thierry Monasse/GETTY IMAGES

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, viaja na quinta-feira para o Médio Oriente, tendo encontros previstos com as lideranças israelitas e palestinianas, antes de percorrer outros países da região, que será também visitada pela presidente do executivo comunitário.

Segundo uma nota divulgada esta quarta-feira pelo gabinete do Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, a viagem de Josep Borrell terá a duração de quatro dias, com visitas agendadas a Israel, onde começa já na quinta-feira, e à Cisjordânia, Bahrein, Arábia Saudita, Qatar e Jordânia.

"A missão será uma ocasião para discutir todos os aspetos da situação dentro e ao redor de Gaza, incluindo o fluxo sustentado de assistência da União Europeia aos civis, e questões políticas mais amplas com os líderes regionais", indica a nota do seu gabinete, acrescentando que a UE procurará trabalhar com todos os interlocutores "no sentido de relançar um processo político com base na solução de dois Estados".

Também esta quarta-feira, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou uma deslocação, no próximo sábado, ao Egito, onde vai avistar-se com o Presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, e visitar a Península do Sinai para assistir à chegada de ajuda humanitária destinada à Faixa de Gaza.

De acordo com uma mensagem na rede social X do seu porta-voz, a líder comunitária encontra-se no mesmo dia com o rei Abdullah II da Jordânia.