Mundo

Hamas disponível para prolongar trégua humanitária

Num comunicado divulgado este domingo, o Hamas diz-se disponível para prolongar a trégua humanitária. O prazo, previsto terminar esta segunda-feira, deverá ser estendido por mais dois a quatro dias.

Combatentes palestinos da ala militar do Hamas
Combatentes palestinos da ala militar do Hamas
NurPhoto

O Hamas está disponível para prolongar a trégua humanitária para além dos quatro dias, informou o grupo num comunicado citado pela agência Reuters.

Recorde-se que o acordo entre Israel e o grupo islâmico previa que o cessar-fogo se mantivesse até segunda-feira, prazo que deverá agora ser estendido entre dois a quatro dias, informa o Times of Israel.

“O Hamas informou os mediadores que os movimentos de resistência estão dispostos a prolongar a atual trégua por dois a quatro dias. A resistência acredita que é possível garantir a libertação de 20 a 40 prisioneiros israelitas”, informou uma fonte do Hamas.

O acordo, que também inclui a entrada de ajuda humanitária em Gaza, prevê a libertação de 50 reféns israelitas no total em troca de 150 prisioneiros palestinianos e poderá ser prorrogado se o Hamas se comprometer a entregar pelo menos dez reféns por dia.

A prorrogação do cessar-fogo seria também aplicada para facilitar a entrada de mais ajuda humanitária e combustível para toda a Faixa de Gaza.

Este domingo foram libertados mais 17 reféns: 14 cidadãos israelitas e três estrangeiros, dos quais um russo e uma menina norte-americana de quatro anos. Em troca, Israel libertou 39 prisioneiros palestinianos.