A trégua de quatro dias entre Israel e Hamas é uma rara oportunidade para alguns habitantes de Gaza tentarem retomar uma vida normal, mesmo por breves momentos.
O que devia ser uma rotina de um dia em família é agora uma peregrinação em busca de ar puro e de uma paz com os dias contados. As lágrimas da família Al Sultan são tanto de alegria como de preocupação, terminado o cessar fogo só sabem que não vão regressar a casa.
É um mar de incertezas depois de sete semanas de conflito. As contas fazem-se de ambos os lados. Os ataques do Hamas tiraram a vida a mais de mil israelitas e outros 240 foram feitos reféns.
De acordo com o números das autoridades de saúde de Gaza, a resposta de Israel terá feito cerca de 14 800 mortos palestinianos e centenas de deslocados. Deixam perceber que este dia de praia longe de ser um passeio é uma espécie de ilusão consciente.
Um dia de praia que mesmo sem nuvens seria sempre sombrio. Estas crianças não sabem porque foram parar a um túnel ou a um pequenos quarto, longe de casa, e também não sabem que dentro de dias o mais provável é não verem a luz do sol. Por agora brincam com o Mar Mediterrâneo como cenário. Gestos tão simples mostram ao mundo como a guerra pode mudar a vida dos mais inocentes.