O Paquistão tem duas das cidades mais poluídas do mundo. Em Lahore e Karachi os moradores enfrentam todos os dias uma espessa nuvem de nevoeiro tóxico, prejudicial à saúde.
Ao longo dos anos tem piorado a qualidade do ar no Paquistão. Tanto que no país já se fala em cinco estações: primavera, verão, outono, inverno e a estação do smog. Que chega nos últimos meses do ano trazendo um permanente e espesso manto de nevoeiro tóxico. A população sofre com alergias, dificuldades em respirar, irritação na garganta, olhos a arder e náuseas.
“A razão para este smog prende-se com as árvores a serem demolidas. Também há muitos veículos nas estradas. As pessoas estão a ficar doentes” disse Zulfeqar Ali, morador em Lahore.
As pessoas são aconselhadas a ficar em casa e usar máscara sempre que andarem na rua. Escolas e serviços públicos foram encerrados. Restaurantes, bares e cinemas só podem abrir em determinados horários.
A Amnistia Internacional lembra que a falta de qualidade do ar é um assunto de direitos humanos e pede ao Governo paquistanês a implementação imediata de um programa antipoluição.