Mundo

Avião militar dos EUA despenha-se no Pacífico ao largo do Japão

O avião seguia com oito pessoas a bordo, mas ainda não há informações sobre o estado dos passageiros. Residentes da ilha japonesa de Yakushima relatam ter visto fogo num dos motores da aeronave.

Avião militar dos EUA despenha-se no Pacífico ao largo do Japão
Hiro Komae

Um avião militar dos Estados Unidos despenhou-se no oceano pacífico, ao largo da ilha japonesa de Yakushima, no sul do país. A informação foi avançada pela guarda costeira nipónica.

O avião seguia com seis pessoas a bordo, refere ainda a guarda costeira do Japão - inicialmente tinha sido avançado que havia oito pessoas na aeronave.

Pelo menos uma pessoa morreu. Os barcos de pesca que circulavam nas redondezas retiraram também três pessoas do oceano, informa um representante da cooperativa de pesca local.

As forças militares norte-americanas avançam que estão a reunir informações sobre o acidente.

O acidente aconteceu pelas 14:47 (hora local, 05:47 em Lisboa). À imprensa japonesa, residentes locais relatam ter visto fogo num dos motores da aeronave.

Este tipo de aeronave – o Bell Boeing V-22 Osprey – tem a capacidade de voar como avião ou helicóptero e é operado pelas forças norte-americanas (Marines e Navy) e pelos defesa do Japão.

Outro V-22 Osprey aterrou sem problemas no aeroporto da ilha Yakushima, sem registar qualquer problema.

A utilização dos Osprey tem sido polémica no Japão. Apesar das garantias dos Estados Unidos sobre a segurança destas aeronaves militares, há uma corrente crítica que classifica os Osprey como propensos a acidentes, avança a Reuters.

Os Estados Unidos têm cerca de 54 mil tropas no arquipélago do Japão. Este reforço militar está relacionado com o crescimento de tropas chinesas no Mar do Sul da China.


Nota: artigo atualizado às 12:30 com correção do número de passageiros e acrescento de informação sobre uma vítima mortal