Mundo

Presidente de Israel leva familiares de reféns do Hamas ao fórum de Davos

O objetivo das reuniões do Presidente israelita, Isaac Herzog, é "promover a questão dos reféns e aumentar a pressão política para o seu regresso seguro e rápido". Cerca de 140 pessoas continuam reféns do movimento islamita em Gaza.

Presidente de Israel leva familiares de reféns do Hamas ao fórum de Davos
Maya Alleruzzo

O Presidente de Israel, Isaac Herzog, participará quarta-feira no Fórum de Davos (Suíça) acompanhado por familiares dos reféns ainda detidos pelo Hamas, no âmbito da sua campanha mundial pelo regresso de todos os sequestrados, indicou hoje fonte oficial.

"Durante a visita de um dia, o Presidente será acompanhado por representantes das famílias dos reféns, discursará no Fórum e realizará uma série de reuniões diplomáticas", declarou a presidência, num comunicado.

O objetivo das reuniões do Presidente israelita é "promover a questão dos reféns e aumentar a pressão política para o seu regresso seguro e rápido" e sublinhar a "grave ameaça à segurança" que a presença do Hamas na Faixa de Gaza representa para o Estado de Israel e para toda a região.

"O Presidente continuará a denunciar aos líderes mundiais, de forma clara e exaustiva, os pormenores das atrocidades cometidas pelos terroristas do Hamas a 7 de outubro", refere o comunicado.

Além disso, a primeira-dama israelita, Michal Herzog, participará num painel sobre a questão do antissemitismo no mundo, juntamente com Douglas Emhoff, marido da vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, e o diretor executivo da Liga Anti-Difamação, Jonathan Greenblatt.

Cerca de 140 pessoas continuam reféns do movimento islamita em Gaza, depois de terem sido capturados nos ataques que fizeram cerca de 1.200 mortos em Israel.