Mundo

Arco triunfal romano com mais de 1.700 anos desenterrado no leste da Sérvia

Os arqueólogos dizem que é o primeiro do género descoberto na região. Até agora na região, foram também encontrados dois navios romanos, azulejos de ouro, moedas, armas e restos de três mamutes.

Arco triunfal romano com mais de 1.700 anos desenterrado no leste da Sérvia
STAFF

Um arco triunfal com mais de mil e 700 anos, foi encontrado há um mês em Viminacium, uma antiga cidade do império romano perto da cidade de Kostolac, 70 km a leste de Belgrado.

Segundo o arqueólogo Miomir Korac, a descoberta foi feita durante uma escavação na rua principal de Viminacium, capital da província romana da Moésia.

“Este é o primeiro arco triunfal nesta área... Pode ser datado das primeiras décadas do século III dC”, disse Korac à Reuters.

“Quando encontrámos pegadas fundacionais quadradas feitas de enormes pedaços de calcário... não havia dúvida de que se tratava de um arco triunfal”, acrescentou.

Miomir Korac, arqueólogo, posa ao lado da maquete do antigo arco triunfal romano, cujos restos foram descobertos em Viminacium.
STAFF

Um fragmento de uma laje de mármore com letras CAES/ANTO sugere que o arco foi dedicado ao imperador Marco Aurélio Antonino, que reinou de 198 a 217 DC.

"Esperamos encontrar mais partes do arco triunfal desmoronado. Encontramos um pilar finamente feito, algumas bases de colunas e vigas da arquitrave, mas gostaríamos de encontrar mais peças da inscrição que estava no arco, mais partes de colunas, capitais e coisas assim. Esperamos que nem todos tenham sido levados e que permaneçam aqui.”, disse Mladen Jovicic, também arqueólogo.

As escavações em Viminacium acontecem desde 1882, no entanto os arqueólogos estimam que apenas foi explorado 5% do local, que dizem ter 450 hectares.

Até agora os arqueólogos encontraram, na região, dois navios romanos, azulejos de ouro, moedas, armas e restos de três mamutes.