Mundo

Guterres promete responsabilizar funcionários de agência da ONU envolvidos em "atos de terror"

O secretário-geral da ONU admite que ficou “horrorizado” com as suspeitas de que alguns funcionários da UNRWA estiveram envolvidos nos ataques do Hamas a Israel, em 7 de outubro.

Guterres promete responsabilizar funcionários de agência da ONU envolvidos em "atos de terror"
SARAH YENESEL

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, diz que já foi iniciada uma investigação às suspeitas que recaem sobre 12 funcionários da Agência para os Refugiados Palestinianos (UNRWA), que poderão ter estado envolvidos em "atos de terror".

No domingo, Guterres prometeu responsabilizar "qualquer funcionário da ONU envolvido em atos de terror", após alegações de que alguns funcionários da UNRWA estariam envolvidos nos ataques do Hamas a Israel, em 7 de outubro. O secretário-geral da organização admitiu que ficou "horrorizado" com as acusações que levaram ao despedimento dos 12 suspeitos.

Por outro lado, apelou aos governos para que continuassem a apoiar a agência da ONU, isto depois de 10 países já terem decidido suspender o financiamento. Guterres lembra que há dois milhões de civis que dependem dessa ajuda para sobreviver, e que esse apoio está em risco no próximo mês.

Israel, por sua vez, pretende pôr fim a todas as atividades da UNRWA, e promete que tudo fará para garantir que a agência "não fará parte" da solução para o território palestiniano.