Mundo

Centenas de argentinos protestam contra reforma económica no país

No momento dos protestos, o Congresso estava a debater um projeto de lei – conhecido como 'lei omnibus' - proposto pelo Presidente Javier Milei para reformar a economia do país sul-americano.

Loading...

Centenas de argentinos protestaram em frente ao Congresso de Buenos Aires enquanto estava a ser debatido um projeto para uma reforma económica no país.

Na quarta-feira, muitos manifestantes entraram em confronto com a polícia no exterior do Congresso argentino, o que obrigou a polícia a utilizar gás pimenta e a deter várias pessoas.

No momento dos confrontos, o Congresso estava a debater um projeto de lei – conhecido como 'lei omnibus' - proposto pelo Presidente Javier Milei para reformar a economia do país sul-americano, que luta contra uma dívida elevada, uma inflação superior a 200% e uma miríade de controlos de capitais para proteger o peso argentino.

Milei enfrenta um grande desafio para fazer passar o projeto de lei, uma vez que a sua coligação está em minoria no Parlamento, o que significa que tem de conquistar aliados.

Na terça-feira, um tribunal de recurso da Argentina já tinha declarado inválida uma reforma laboral incluída pelo Presidente, Javier Milei, num decreto de necessidade e urgência que assinou em dezembro, poucos dias após tomar posse, e que é rejeitado pelos sindicatos.