Mundo

Julgamento de Dani Alves termina e deliberação da sentença poderá demorar semanas

O ex-jogador e estrela do Barcelona é acusado de violação de uma jovem, tendo sido detido e demitido do seu clube Pumas.

Julgamento de Dani Alves termina e deliberação da sentença poderá demorar semanas
POOL

O julgamento de Dani Alves, ex-jogador do Barcelona e do PSG, terminou esta quarta-feira. Acusado de violação de uma jovem numa discoteca, Alves, que se diz inocente, terá de aguardar pelo veredicto dos juízes, que poderá demorar várias semanas.

O antigo internacional brasileiro, a quem o Ministério Público pediu nove anos de prisão, alegou ter mantido uma relação sexual consensual e refutou qualquer forma de violência contra o queixoso durante o seu depoimento final.

Esta versão não convenceu a procuradora, que concluiu a sua acusação a considerar que a denunciante, que deu o seu testemunho segunda-feira à porta fechada, apresentou uma "história absolutamente credível" desde o início da investigação.

Algemado, vestido com uma camisola branca e de óculos, o ex-jogador, de 40 anos, defendeu-se afirmando que a denunciante “em nenhum momento (...) disse alguma coisa”.

"Se ela quisesse sair, ela poderia sair a qualquer momento, ela não precisava de ali estar", acrescentou o ex-lateral-direito, dizendo que "não era um homem violento".

A acusação

O ex-jogador de 40 anos é acusado de violar uma jovem na casa de banho de uma sala exclusiva na discoteca Sutton, em Barcelona, ​​na noite de 30 para 31 de dezembro de 2022.

O jogador encontra-se em prisão preventiva há pouco mais de um ano e contestou desde o início do processo. No entanto a sua defesa ficou fragilizada pelas inúmeras mudanças de versão.

Depois de afirmar num vídeo no início de janeiro de 2023 que nunca tinha conhecido a denunciante, justificou a mentira explicando que queria proteger o seu casamento, antes de acabar por admitir uma relação sexual com a denunciante que, segundo o jogador, foi consensual.

No final do julgamento, o Ministério Público manteve as suas exigências: nove anos de prisão contra o jogador de futebol, bem como o pagamento de 150 mil euros à jovem e 10 anos de liberdade supervisionada após a sua libertação da prisão.

O alegado crime

Segundo a acusação, Alves, que estava em Barcelona após participar no Mundial do Catar, estava nesta discoteca com um amigo. Depois de oferecer champanhe à queixosa, ao seu primo e a uma amiga, este alegadamente convidou-a para dançar e depois acompanhou-a até uma sala com casa de banho.

Foi aí que Dani Alves terá alegadamente forçado a denunciante a ter relações sexuais.

Dani Alves é um dos jogadores de futebol com maior sucesso na história, tendo vivido o período mais glorioso da sua carreira no Barcelona, entre 2008 e 2016, onde conquistou 23 troféus.

O jogador, que também atuou no Sevilha (Espanha), Juventus Turin (Itália) e Paris Saint-Germain, atuava no clube mexicano Pumas quando foi detido.