Mundo

Zelensky diz que vitória na guerra depende da ajuda militar do Ocidente

Desde o início da invasão russa, há dois anos, "31 mil ucranianos, militares, morreram nesta guerra", disse Volodymyr Zelensky, clamando por mais apoio do Ocidente. "Se formos fortes, com armas, não perderemos esta guerra".

Zelensky
Zelensky
VALENTYN OGIRENKO

O Presidente da Ucrânia afirmou este domingo que a vitória do país depende da ajuda militar do Ocidente, avançando ter "a certeza" de que o Congresso dos Estados Unidos acabará por aprovar o pacote de apoio há muito aguardado.

"A questão de saber se a Ucrânia vai perder, se a situação vai ser muito difícil e se vai haver um grande número de baixas depende de vós, dos nossos parceiros, do mundo ocidental", disse Volodymyr Zelensky, numa conferência de imprensa realizada em Kiev, por ocasião do segundo aniversário do conflito. "Se formos fortes, com armas, não perderemos esta guerra", precisou.

O chefe de Estado mostrou-se otimista quanto à possibilidade de o Congresso dos Estados Unidos da América aprovar um pacote de ajuda de 60 mil milhões de dólares, atualmente bloqueado pelos membros republicanos da Câmara dos Representantes."

31.000 soldados ucranianos já morreram

Zelensky estimou que o número de soldados ucranianos mortos desde o início da invasão militar russa atinja 31 mil, tendo sido a primeira vez que avançou um número específico de mortes nas suas fileiras.

Desde o início da invasão russa, há dois anos, "31 mil ucranianos, militares, morreram nesta guerra", disse Volodymyr Zelensky numa conferência de imprensa realizada em Kiev, por ocasião do segundo aniversário do conflito.

O número, explicou, não inclui soldados feridos ou desaparecidos."São muitas pessoas para nós", afirmou, rejeitando estimativas que apontavam para cerca de 300 mil mortos na Ucrânia.

O Presidente ucraniano não quis divulgar dados sobre soldados feridos para não permitir à Rússia saber o número de ucranianos que foram para a frente de guerra.

Zelensky referiu ainda que 180 mil soldados russos morreram na guerra e meio milhão foram feridos nos combates.