O Parlamento húngaro ratificou, nesta segunda-feira, a adesão da Suécia à NATO. A aprovação põe fim a um impasse de meses. Estocolmo deixou cair a política de não alinhamento, depois da invasão russa da Ucrânia.
Às vozes internacionais e também ucranianas que apregoam a cedência de território à Rússia para que a guerra termine, Volodymyr Zelensky responde que minimizar a anexação da Crimeia há 10 anos encorajou Putin a invadir a Ucrânia.
Kiev não cede na recuperação da integridade territorial e na retirada total das forças russas. Moscovo só aceita negociações se forem reconhecidas as novas realidades no terreno, ou seja os territórios anexados ou ocupados .
Depois de sempre se ter recusado a negociar com as forças de ocupação, este domingo, o gabinete de Zelensky admitiu que representantes da Rússia poderiam ser convidados para uma cimeira de paz entre a Ucrânia e os aliados ocidentais.
A Rússia continua a aproveitar o ímpeto da primeira conquista significativa em meses, em Avdiivka, pressionando as posições ucranianas na zona.
Na frente de combate em Kupiansk, na região de Kharkiv, as tropas de Moscovo estão concentrar mais meios, um objetivo estratégico que para além dos ganhos territoriais visa impedir potenciais incursões ucranianas em território russo.