A Rússia voltou a avisar França que em caso de envio de tropas para a Ucrânia, a resposta não será apenas política. A informação é avançada por uma agência de notícias russa, que cita o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Ainda que não sejam especificadas quais as medidas que seriam tomadas caso França enviasse tropas para a Ucrânia, é deixado claro que o envio aumentaria o risco de um confronto entre os dois países, ambos com armamento nuclear.
As relações franco-russas deterioraram-se nas últimas semanas, à medida que Paris aumentou o seu apoio à Ucrânia, nomeadamente com a assinatura de um acordo bilateral de segurança a longo prazo e a promessa de enviar mais mísseis de cruzeiro de longo alcance.
A tensão aumentou ainda mais depois de o Presidente francês, Emmanuel Macron, não ter excluído a possibilidade de enviar tropas europeias para a Ucrânia, uma ideia que gerou controvérsia e que foi rejeitada pelos restantes aliados.
Depois das declarações de Macron, o Kremlin avisou de imediato que a presença de tropas da NATO na Ucrânia tornaria inevitável um conflito direto.