Mundo

Von der Leyen defende que é vital reafirmar a Carta da ONU

A líder da Comissão Europeia sublinha que é errado um país grande, como a Rússia, invadir o território de um vizinho mais pequeno, a Ucrânia. Para Ursula von der Leyen, as regras internacionais têm de ser defendidas.

Loading...

A presidente da Comissão Europeia diz que é fundamental reafirmar os princípios da Carta da Organização das Nações Unidas (ONU). Ursula von der Leyen apela ao fim da guerra e a uma paz duradoura para a Ucrânia.

A discursar na conferência para a paz na Ucrânia, que decorre, este fim de semana, na Suíça, Von der Leyen afirma que os países estão ali reunidos “para ajudar a pôr fim a uma guerra brutal e injusta”, que “destruiu vidas”.

"Será correto que um país maior possa invadir e tomar o território de um vizinho mais pequeno? A resposta é, obviamente, não. Está escrito na Carta das Nações Unidas. E é por isso que é vital que reafirmemos essa Carta. É vital que nos comprometamos de novo a defender firmemente os princípios da Carta das Nações Unidas", declarou a presidente da Comissão Europeia.

“Temos de apoiar uma paz abrangente, justa e sustentável para a Ucrânia”, insistiu Ursula von der Leyen.

A Suíça acolhe, este sábado e domingo, a primeira Conferência para a Paz na Ucrânia, que junta representantes de mais de 90 países e organizações. Nem a Rússia nem a China estão presentes.