Mundo

Número de mortos sobe para oito após passagem da tempestade Beryl pelos EUA

Grande parte dos danos registou-se no Texas, onde cerca de dois milhões de pessoas ficaram sem eletricidade, na terça-feira à noite. Várias estradas ficaram inundadas e muitas habitações sofreram danos.

Número de mortos sobe para oito após passagem da tempestade Beryl pelos EUA
Adrees Latif

Vários estados do Centro e do Nordeste dos Estados Unidos da América estão em alerta devido à passagem da tempestade Beryl, que já causou pelo menos oito mortos no Sul do país.

Depois de ter atravessado as Caraíbas com a designação de furacão, o Beryl atingiu os Estados Unidos da América, na segunda-feira, com menos intensidade e já como tempestade. Ainda assim, provocou a morte de pelo menos sete pessoas no Texas e uma no Louisiana, de acordo com a Agence France-Presse (AFP).

Cidade de Houston após a passagem da tempestade.
@cjblain10 via X
Casa destruída no Texas, na área de Freeport.
Kaylee Greenlee Beal

A tempestade seguiu para o estado de Ohio, na terça-feira, e dirige-se agora para Nova Inglaterra e Canadá, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA.

Grande parte dos danos registou-se no Texas, onde cerca de dois milhões de pessoas ficaram sem eletricidade, na terça-feira à noite. Pelo caminho, várias estradas ficaram inundadas e muitas habitações sofreram danos.

Efeitos da passagem da tempestade por Surfside Beach, Texas.
Adrees Latif
Casa parcialmente destruída em Surfside Beach, Texas.
Kaylee Greenlee Beal

Numa declaração ao país, Joe Biden, Presidente dos EUA, referiu que estes apagões "são preocupantes", numa altura em que uma vaga de calor atinge o país, comprometendo-se a ajudar os norte-americanos do Texas, nomeadamente através do fornecimento de geradores.

"Estaremos ao lado dos texanos durante o tempo que for necessário", garantiu, citado pela AFP.