Vários estados do Centro e do Nordeste dos Estados Unidos da América estão em alerta devido à passagem da tempestade Beryl, que já causou pelo menos oito mortos no Sul do país.
Depois de ter atravessado as Caraíbas com a designação de furacão, o Beryl atingiu os Estados Unidos da América, na segunda-feira, com menos intensidade e já como tempestade. Ainda assim, provocou a morte de pelo menos sete pessoas no Texas e uma no Louisiana, de acordo com a Agence France-Presse (AFP).
A tempestade seguiu para o estado de Ohio, na terça-feira, e dirige-se agora para Nova Inglaterra e Canadá, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA.
Grande parte dos danos registou-se no Texas, onde cerca de dois milhões de pessoas ficaram sem eletricidade, na terça-feira à noite. Pelo caminho, várias estradas ficaram inundadas e muitas habitações sofreram danos.
Numa declaração ao país, Joe Biden, Presidente dos EUA, referiu que estes apagões "são preocupantes", numa altura em que uma vaga de calor atinge o país, comprometendo-se a ajudar os norte-americanos do Texas, nomeadamente através do fornecimento de geradores.
"Estaremos ao lado dos texanos durante o tempo que for necessário", garantiu, citado pela AFP.