Mundo

Visita de Netanyahu aos EUA é "importante, politicamente sensível e explosiva para os democratas"

Germano Almeida comenta a visita do Presidente de Israel aos Estados Unidos e os últimos acontecimentos na campanha norte-americana.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu
Loading...

Para Germano Almeida, a visita do Presidente de Israel, Benjamin Netanyahu, aos Estados Unidos é importante e "politicamente sensível e explosiva para os democratas" por causa do posicionamento sobre Israel e a questão do Médio Oriente.

"A administração Biden defende Israel no seu direito de segurança após o massacre de 7 de outubro, mas com o tempo foi afastando-se da forma como o Presidente Netanyahu está a fazer a guerra em Gaza e naturalmente que isso vai ser discutido" durante a visita.

O comentador da SIC considera que para o Governo de Netanyahu, seria preferível ter Donald Trump como presidente dos EUA. No entanto, para Israel como país, "um Presidente democrata tem uma posição mais equilibrada em relação ao que é a solução para a questão dos dois Estados. Porque uma administração Trump vai ser só Israel e vai fechar o caminho para uma solução.

Sobre a entrada de Kamala Harris na corrida presidencial, Germano Almeida diz que num dia tudo mudou.

"Os democratas que no início do fim de semana estavam numa depressão de esperarem três meses por uma derrota anunciada porque a campanha Biden estava perfeitamente derrotada, em poucas horas tudo mudou. Em poucas horas Kamala herdou a estrutura da máquina de Joe Biden", apontou.